segunda-feira, 28 de março de 2011

Gestão Educacional e Empresarial - Pólo C. Novos

A turma 2009.1, mais uma vez, foi contemplada com uma disciplina que gerou muitos conceitos e experiência, dessa vez, estamos falando de Gestão Educacional e Empresarial, também ministrada pelo professor Josias Ivo de Sousa.

Dentre as unidades de ensino, os alunos tiveram acesso aos seguintes conteúdos:  Globalização, trabalho e realidade social da escola; As organizações e o processo de gestão; Gestão de Pessoas e Empreendedorismo e ação empreendedora.

A  metodologia de ensino, mais uma vez, contemplou aulas expositivas, seminário, mesa redonda com viagem de estudos, exibição de filmes, etc.  A turma 2009.1 tem uma clientela diversificada em termos de cidades, dentre eles temos nove alunos que residem na cidade de Frei Martinho-PB, inclusive a própria secretária municipal de educação, que junto ao professor mobilizou a turma para uma viagem de estudos àquela cidade e lá realizar uma mesa redonda com o tema "Gestão da Violência Escolar"; para a realização do evento, foram convidados gestores escolares das cidades de Acari, Currais Novos, Florânia e Frei Martinho-PB, além de representantes do Conselho Tutelar e Promotoria Pública da cidade de Frei Martinho para discutirem o tema. Foi um dia festivo e de muito estudo para os alunos que fazem a referida turma.

Além do evento da Mesa Redonda, o professor Josias Ivo de Sousa aproveitou para fazer uma visita às escolas daquele município, onde os alunos tiveram a oportunidade de vivenciaram a política de gestão pública do município que é aplicada à educação municipal. Além de observações, análises e exposições de dados e informações os alunos registram e por fim redigiram um relatório final, que foi apresentado à turma e em seguida debatido; diante de tudo, ficou a experiência dos alunos em terem feitos suas leituras em sala de aula, observado e vivenciado à prática, e depois analisado criticamente cada ponto observado para no encerramento da disciplina exporem suas análises.


Nenhum comentário:

Postar um comentário